21 regras para uma delegação eficaz

21 regras para uma delegação eficaz

Líderes de sucesso são aqueles que incorporam algumas regras fundamentais no seu dia a dia de trabalho

Líderes de sucesso são aqueles que incorporam algumas regras fundamentais para uma delegação eficaz no seu dia a dia de trabalho. 

Abaixo, elencamos 21 regras que o ajudarão a obter êxito ao delegar. 

1. Não delegue as tarefas ruins, preservando as boas para si mesmo. 

2. Divida o poder com os subordinados. 

3. Conheça bem os subordinados. 

4. Caso delegue tarefas que não constem da rotina de trabalho do subordinado, explique a ele muito bem por que.

5. Delegue tarefas, de forma equilibrada, entre todos os subordinados. 

6. Delegue a tarefa, acompanhe-a para ter certeza de que foi executada adequadamente, mas tome cuidado para não supervisionar em excesso. 

7. Delegue somente o que tiver segurança de que o subordinado é capaz de realizar. 

8. Todos devem saber a responsabilidade definida para cada um.

9. Delegue, de maneira que o subordinado receba instruções somente de uma pessoa e preste contas somente a ela. 

10. Defenda seu subordinado quando a autoridade que você atribuiu a ele for questionada. 

11. Deixe bem claras as questões sobre as quais os subordinados devem decidir e delegue as decisões até o menor nível hierárquico possível.

12. Delegue com consciência. Não superestime nem subestime os subordinados.

13. Delegue somente tarefas que os subordinados possam realizá-las até o fim. Garanta o tempo necessário para que as realizem.

14. Na hora de delegar, insista na comunicação clara e precisa. 

15. Valorize a boa performance dos subordinados.

16. Incentive os subordinados a fazerem perguntas sobre as tarefas a eles delegadas, de forma a esclarecê-las. 

17. Esteja certo de que uma tarefa delegada possa ser realizada. Tarefas impossíveis desmotivam. 

18. Explique a importância da delegação e a importância das tarefas delegadas.

19. Aprenda a conviver com resultados de trabalhos diferentes daqueles que você obteria se realizasse pessoalmente a tarefa. Duas pessoas realizam o mesmo trabalho de forma diferente.

20. Evite delegar tarefas:

• De sua exclusiva responsabilidade e de seu exclusivo interesse.
• De ordem pessoal ou privada.
• Triviais ou mesquinhas.
21. Siga as regras:

• Execute as tarefas que são de sua responsabilidade.
• Delegue tanta responsabilidade, quanto possível, nas tarefas para competentes.
• Despreze as tarefas não importantes.
Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Gerenciamento de Tempo.


CPT - Centro de Produções Técnicas

0 comentários: