7 estratégias de sucesso para aprimorar os estudos
Trabalhe para que seus alunos tenham em mente que entender é essencial, mas dar utilidade ao conhecimento corresponde ao nível mais alto da aprendizagem
Para que seus alunos possam planejar e administrar o próprio estudo, primeiramente o professor deverá propor a eles que reflitam sobre a forma como estudam e qual o tempo que se dedicam a isso.
Tais questionamentos devem fazer com que os alunos percebam se, de fato, estão estudando, ou se simplesmente estão protelando, enquanto o tempo passa, sem se aprofundarem no estudo, o que é muito comum.
Por isso, elencamos abaixo algumas estratégias para aprimorar os estudos dos seus alunos. Proponha a eles o seguinte:
1. Otimize o tempo
Oriente seus alunos a planejarem o estudo a ser cumprido nos períodos reservados para tal ao longo da semana, do mês e do semestre, garantindo o tempo necessário para cada disciplina estudada.
2. Valorize o descanso
Defenda a necessidade do descanso, que é, realmente, indispensável.
Mas, alerte a todos que períodos frequentes de descanso e pouco tempo de estudo não é a solução.
É preciso descansar quando se está cansado e não quando se está entediado com a atividade.
É preciso entender que toda a atividade tem seu momento entediante, seja o trabalho ou o estudo.
O segredo para vencer o tédio é ter objetivos claros para o que está sendo feito.
3. Faça o mais difícil primeiro
Aconselhe a turma a dar prioridade absoluta às atividades de maior importância e que sejam mais difíceis, ou seja, nunca deixar para o depois a parte mais complicada do conteúdo.
O ideal é enfrentar logo a matéria mais difícil no momento inicial, quando quem estuda está descansado.
Os conteúdos que demandam estudo mais cuidadoso e atenção especial devem ser trabalhados primeiro.
4. Veja realmente se entendeu a matéria
Não há nada pior do que estudar uma coisa que não foi entendida.
O aluno fica revendo o texto escrito mecanicamente e fazendo o mesmo exercício seguidas vezes.
Depois de boas horas nesse processo, está cansado e, pior, frustra-se com o resultado da avaliação.
Oriente seus alunos a entenderem realmente o que estão estudando. O aluno precisa se convencer de que a pergunta é o primeiro passo para se aprender algo.
5. Dê utilidade ao conhecimento
Trabalhe para que seus alunos tenham em mente que entender é essencial, mas dar utilidade ao conhecimento corresponde ao nível mais alto da aprendizagem.
Por isso, não só o professor pode tentar contextualizar e tornar mais concreta a informação, mas o próprio aluno deve buscar a contextualização e a aplicação do conhecimento que está buscando.
Não há dúvidas de que fazer exercícios práticos ajuda muito a testar o aprendizado.
6. Faça os exercícios
Em qualquer disciplina, a tendência da maioria dos alunos é fugir dos exercícios ou fazê-los mecanicamente, repetindo fórmulas, sem pensar no que está sendo feito.
Você deve trabalhar a sua disciplina, abordando o conteúdo de forma que os alunos não apenas façam atividades, mas pensem no que estão fazendo.
O estudo deve ser desenvolvido com base na combinação entre observação, experimentação e explicação.
7. Dê um fechamento aos estudos
Uma boa forma de fechar o estudo de um determinado conteúdo é escrever por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, em uma verdadeira tempestade de ideias sobre o assunto estudado.
Peça para que deixem fluir o pensamento, escrevendo sem se preocupar muito com pontuação ou a lógica do texto, colocando no papel uma síntese sobre o que foi estudado.
Por Andréa Oliveira.
0 comentários:
Postar um comentário