E-commerce - saiba como abrir uma loja virtual

E-commerce - saiba como abrir uma loja virtual

Com o mercado do comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio abrindo uma loja virtual. Saiba todas as informações para abrir um e-commerce

Com o mercado do comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio abrindo uma loja virtual. 

Mas você sabe no que é preciso estar atento antes de se aventurar neste mundo? Saiba, então, todas as informações necessárias para se abrir um e-comerce.

1 - Defina seu produto e sua clientela

O primeiro passo para quem pretende abrir um e-commerce é definir exatamente o que vai vender e para quem. 

É preciso ter um nicho de mercado, um foco, conhecer o cliente e atendê-lo muito bem. Não queira vender para todo mundo. Essa é a maior dica para quem está começando.


2 - Faça os cálculos de absolutamente todos os gastos

Não adianta ter uma ideia na cabeça e sair se aventurando. 

É necessário colocar as coisas no papel, pensar financeiramente no projeto, estabelecer um plano para alcançar os resultados. Só então, abrir a empresa.

3 - Escolha uma plataforma para seu site

Este processo é parecido com a escolha de um espaço físico para um negócio. 

É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. 

Em uma micro ou pequena empresa isto é ainda mais importante, pois, geralmente, é o próprio empreendedor quem irá gerenciar o e-commerce.

4 - Defina as formas de pagamento

Conhecer as diferenças entre as formas de pagamento pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa, aquela que melhor irá atender às necessidades do seu consumidor.

Atualmente, entre as principais opções estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e os facilitadores, como PayPal e Pag Seguro.

5 -  Sistema de entrega

Uma das maiores reclamações em relação aos e-commerces é o atraso na entrega da mercadoria ao consumidor. 

É importante contratar uma empresa de logística que atenda com eficiência a sua demanda.

Não se esqueça que apesar de muitas vezes o atraso ser responsabilidade da empresa de logística, é o nome da sua empresa que o consumidor se lembrará negativamente caso algo aconteça.

6  – Serviço de atendimento ao consumidor

Quanto mais canais for possível oferecer com qualidade, melhor. 

De um modo geral, o empresário precisa falar com seu cliente onde ele está acostumado. 

Telefone, redes sociais, e-mail e chat online são bons exemplos.

7 - Marketing

Deve-se montar uma estratégia de divulgação para que as pessoas conheçam a loja virtual. 

O investimento precisa ser feito em páginas frequentadas pelo público-alvo. 

Os mais comuns são os links patrocinados do Google, anúncios dentro do Facebook e em sites de comparação de preços são bons exemplos.

Fonte: Marcio Eugênio, especialista em e-commerce

CPT - Centro de Produções Técnicas

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